Seja bem-vindo!

Areas of Expertise

Áreas de Atuação

O IPP tem como principais eixos de atuação o assessoramento técnico, administrativo e financeiro a instituições sem fins lucrativos que trabalham nas seguintes áreas:

Educação

A educação estabelece a pedra fundamental para o desenvolvimento de todo ser humano e é uma das bases mais importantes da sociedade moderna. No entanto, as medidas educacionais freqüentemente se concentram exclusivamente na comunicação unidimensional do conhecimento e negligenciam o desenvolvimento da personalidade como um aspecto essencial da educação. A educação sustentável só é possível, no entanto, se ambos os aspectos forem levados em conta. Um dos focos do Instituto Paripassu é, portanto, promover projetos de educação holística que incorporem a transmissão convencional de conhecimento, além do desenvolvimento de um mundo emocional, criatividade e comportamento social. Os projectos financiados incluem não só iniciativas baseadas numa educação Waldorf, mas também projectos que apoiam crianças e adolescentes desfavorecidos, bem como o trabalho educativo intercultural, a formação de professores e o financiamento de estudos científicos.

Arte e Cultura

“Todo indivíduo é um artista” na opinião do escultor de inspiração antroposófica, artista conceitual e ilustrador Joseph Beuys. O Instituto Paripassu compartilha essa visão de que a arte compreende todos os produtos e atividades que surgem das habilidades criativas de um indivíduo. O artista criativo transforma e expande as coisas e habilidades que a natureza lhe deu por meio de sua vontade criativa.

 

O fundador da antroposofia, Rudolf Steiner, também estava convencido de que a “devoção ao belo” contribui significativamente para uma “vida mental saudável” – hoje, pode-se dizer que existe uma psique estável. Por essa razão, o repertório de abordagens terapêuticas antroposóficas inclui várias formas de arteterapia: os atos criativos e as atividades artísticas do paciente não apenas suplementam o tratamento médico ortodoxo, mas também estimulam os poderes de cura do paciente.

 

Uma forma de arte que foi recentemente desenvolvida a partir do zero por sugestão de Rudolf Steiner é euritmia: essa dança expressionista torna a linguagem e a música visíveis expressando-a em formas e movimentos. Se, por exemplo, um poema ou peça de música é dançado euritimicamente, seus conteúdos não são apenas audíveis (na forma da linguagem ou seqüências de tom), mas também visíveis, na forma de movimento, cor, imagens sonoras, ritmo, batida e melodia.

Agricultura

A qualidade de vários alimentos e sua produção sustentável são temas que muitas pessoas consideram hoje. A carne proveniente de fazendas industriais, plantas geneticamente modificadas ou alimentos com rotas de transporte desnecessariamente longas estão sendo evitadas mais do que nunca, enquanto os alimentos orgânicos são cada vez mais procurados. A marca Demeter desempenha um papel pioneiro entre os rótulos biológicos e certificados para alimentos orgânicos: há mais de 85 anos que rotula alimentos produzidos de acordo com os princípios da agricultura biodinâmica. O Instituto Paripassu está convencido de que a agricultura operada biodinamicamente tem um grande efeito positivo no bem-estar do meio ambiente, da sociedade e do indivíduo.

 

A agricultura biodinâmica é uma forma de agricultura que se desenvolveu a partir de formas antroposóficas de pensamento e cuja base é o compromisso de lidar com a natureza de maneira respeitosa. A natureza aqui significa não apenas animais, plantas e solos, mas também paisagens e sua composição específica e o ambiente como um todo. Uma conseqüência disso é que todos os tipos de animais devem ser mantidos de maneira apropriada à sua espécie e natureza. Ao mesmo tempo, isso também produz a melhor comida de qualidade.